terça-feira, 8 de junho de 2010

Nova data de abertura do novo canil

Novo canil de Setúbal deverá entrar em funcionamento até Setembro


As novas instalações do canil municipal de Setúbal deverão entrar em funcionamento até ao próximo mês de Setembro, caso fique concluída a implementação do sistema informático.
Em termos físicos, a obra do novo canil municipal, situado em Poçoilos, está já concluída e deverá entrar em funcionamento até ao início do próximo mês de Setembro, tal como adiantou a «O Setubalense» o vereador da autarquia sadina, Rui Higino.
Concluídas que estão as estruturas de apoio, quer para funcionários, quer para os próprios animais e veterinário, falta agora concluir os arranjos exteriores – obras que estão já em curso – e instalar o sistema informativo, “sem o qual optámos por aguardar mais um tempo, para quando o canil entrar em funcionamento ser com todas as condições”, referiu aquele vereador que, adiantou, “neste momento, e caso houve-se necessidade extrema de as utilizar, as mesmas estão completamente aptas para albergar animais”.
O facto do cabo de alimentação para o referido sistema estar já instalado, faz supor que o processo seja pouco moroso, o que leva o vereador a dizer que, “muito embora sem poder dar uma prazo concreto para a entrada em funcionamento das instalações, o que depende, tal como referi, da instalação do sistema informático”, tudo aponta para que “até ao início de Setembro tenhamos condições para que as mesmas possam entrar em actividade”.
Relativamente aos custos da obra, prevista na ordem dos 100 mil euros, o vereador Rui Higino explicou que, “neste momento não é ainda possível fazer o balanço dos custos, uma vez que foram criadas algumas infra-estruturas que não estavam previstas no projecto original, tais como uma zona de recreio para os animais, arborização e iluminação do espaço e algumas outras melhorias que não estavam previstas”.
Lembramos que este novo canil irá substituir as antigas instalações situadas na rua Camilo Castelo Branco e que o início da sua construção se atrasou devido às condições climatéricas registadas no último Inverno e que levaram ao adiamento da abertura das fundações para a montagem do espaço.
O mesmo irá ficar dotado com dois pavilhões, um para canil e outro para gatil, com 20 boxes e uma divisão de sequestro e um outro pavilhão onde ficarão as instalações de apoio e o gabinete do veterinário. De referir ainda que após a desactivação das antigas instalações da rua Camilo Castelo Branco, a autarquia sadina pretende avançar com a requalificação de todo aquele espaço.

Ana Maria Santos
red.asantos@osetubalense.pt

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 1 de setembro de 2010 às 23:57 , Blogger vera disse...

é verdade que vao abater os animais que se encontram no canil da rua camilo castelo branco? estive ontem lá e foi isso que me disseram, que queriam começar do zero nas novas instalações sem teres que levar os animais que estão no canil velho.. :(

 
Às 11 de novembro de 2010 às 14:10 , Blogger isAnimal2go disse...

Apelo!

Temos que agir em nome dos animais. As pessoas que abandonam e mal tratam os animais tem que ser civil e criminalmente punidas.

São histórias destas que se repetem por todo o Pais e não fosse a muita gente por este Pais fora que se dedica com toda a alma, o sofrimento de muitos animais ainda seria pior.

Animais abandonados, maus tratos e não existem leis capazes para acabar com este tipo de situações. Os nossos políticos tem sido incompetentes a todos os níveis e temos que ser nós a dizer BASTA BASTA BASTA!!!

Pagamos impostos suficientes para que as Câmaras tenham instalações condignas para os animais e pratiquem uma política de adoptação em vez do extermínio. Isto não resolve o problema.

Para que isto não aconteça, e os criminosos fiquem impunes, apelo a que assinem as 4 petições que estão on-line.

1. Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros‏ http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=010BASTA

2. Petição Alteração do estatuto jurídico dos animais no Código Civil http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2409

3. Petição Abolição das touradas na programação da RTP http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2877

4. Petição contra a utilização de animais em experimentação científica em Portugal‏‏‏‏‏ http://www.petitiononline.com/pob2010/petition.html

Isto é uma vergonha para Portugal.

Por favor assinem e divulguem e nos ajude a acabar com esta barbaridade.

Podemos fazer história e um passo em frente em termos civilizacionais em Portugal. Temos que acabar com estes actos vergonhosos de tortura a animais indefesos. Todos juntos vamos vencer a ter um Portugal com gente mais humana e sensível.

Obrigada

Isabel Oliveira

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial